Liliana Martins

Liliana Martins é uma artista nascida e criada em Sintra e que desde jovem demonstrou gosto e aptidão pela cultura e pelas artes, integrando durante 8 anos o rancho folclórico “As Lavadeiras do Sabugo”, cantando no coro da igreja de sua terra e mais tarde colaborando com um Grupo de Teatro Experimental.

A sua primeira experiência a cantar Fado (para um público) aconteceu aos 19 anos no concurso “O Fado mora na feira”, que se realizava na antiga feira popular em Lisboa, onde atingiu a semifinal. Desde aí começa a participar em várias Noites de Fado e a desenvolver o seu gosto por esta arte.

Em 2011 inicia um novo ciclo onde encara a música de uma forma mais profissional. Participa em alguns espetáculos e concursos de Fado, onde obteve alguns prémios. Durante este período, faz algumas actuações em locais emblemáticos, tais como: Centro Cultural Malaposta, Centro Cultural de Cascais, Casa-Museu Amália Rodrigues, Convento de Cristo em Tomar, Salão Nobre dos Paços do Concelho em Lisboa e Fórum Municipal Luísa Todi em Setúbal.

Em 2012 tem uma participação no “Grande Prémio do Fado”, concurso de Fado a nível nacional transmitido no programa “Portugal no Coração” da RTP1 e realizado em parceria com a Rádio Amália, onde atinge a final mensal.

De Julho de 2012 até Fevereiro de 2013 integrou o elenco do espetáculo musical “Alfama, Uma História de Fado” como vocalista principal.

Em Junho de 2014 foi convidada para ser a madrinha da “Marcha do Amor” nas Marchas Populares em Tomar.

Em Outubro de 2014, lançou o seu disco de estreia: “Corpo-Fado”.
Este disco foi premiado como o melhor album “world beat” do mês de Junho de 2016, pela entidade internacional “The Akademia Music Awards”.

Em Novembro de 2016 foi lançado no mercado o seu segundo disco, intitulado “Meu Tempo”, do qual o seu primeiro single “Toma conta de mim” esteve nomeado para os International Portuguese Music Awards na categoria de Fado.

Entre 2017 e 2018 este disco foi divulgado nos Media e em showcases nalgumas lojas da FNAC, e apresentado em diversos locais, onde se destaca o Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra) que recebeu o espetáculo de apresentação oficial.

Em Junho de 2019 participou e co-produziu um espetáculo de “Fado & Flamenco” no Centro Cultural Olga Cadaval para uma plateia de cerca de 900 séniores do concelho de Sintra (iniciativa integrada no programa “Os Dias da Idade”).

Em Janeiro de 2021 participou no espetáculo “Saudade! Viver Amália” em parceira com a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra numa homenagem à diva Amália Rodrigues (em palco no Centro Cultural Olga Cadaval – Sintra).

Pedido de informação

Artista: Liliana Martins

Pedido de informação