Pedro Viola reside no concelho de Olhão desde a sua infância, começou a pisar os palcos no Rancho Folclórico de Moncarapacho, e na adolescência, começa a cantar canção ligeira.
É precisamente em 1994, que se estreia em público com o fado.
Em 1998 vence pela “Voz da rádio de Loulé” a melhor voz masculina. Passou por todos os concursos de fado no Algarve ficando sempre em lugares de destaque, e é com humildade, trabalho e respeitando pelo público, que se consagra um fadista nato.
-Conta com quatro trabalhos discográficos editados e um Dvd.
-Vence em 2006 a “Grande Noite de Fado de Lisboa”, tem percorrido Portugal e estrangeiro, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Itália, Bulgária, Marrocos, Suécia, entre outros.
-Recebeu diploma de carreira com título de “ profissional do ano 2014/15”, pelo Rotry club de Olhão, no reconhecimento pela divulgação do fado, canção portuguesa, junto das comunidades portuguesas no estrangeiro.
-Representou, Radio Difusão Portuguesa, e RTP internacional em vários programas em transmissões para o estrangeiro.
-Participou em Lyon, nas comemorações da Língua Portuguesa da universidade local organizado pelo instituto da Língua Portuguesa. Nos espectáculos divulga o bom nome de Olhão, concelho que o recebeu de braços abertos na freguesia de Moncarapacho e lhe deu os princípios fundamentais para ser o talento que é hoje.