Teresa Tapadas

Em 1997, com 20 anos, teve o primeiro encontro com os grandes palcos. Pela mão de Ricardo Pais e Mário Laginha participou em Raízes Rurais, Paixões Urbanas, e atuou no Teatro S. João, no Porto, na Cité de La Musique, em Paris, e no Teatro da Trindade, em Lisboa.

Nos anos seguintes passou pela Expo98, integrando o elenco das Noites Ribatejanas e apresentou-se em Portugal Continental, nos Açores, na Alemanha, Holanda, Bélgica e Luxemburgo, Peru e EUA.

Em 2000 participou na Homenagem a Amália Rodrigues, promovida pela TVI no Coliseu do Porto e no espectáculo de Boas Vindas ao Papa João Paulo II, em Fátima. A convite de João Braga integrou o projecto Land of Fado e cantou no NJPAC, prestigiada sala de Newark. Ainda nesse ano voltaria aos EUA para uma digressão na Califórnia com o espectáculo Noites de Fado, estreado em Lisboa. O público começou a conhecê-la melhor, a crítica reconhecia-lhe o talento e a culminar esse ano a Casa da Imprensa e o Jornal de Notícias premiaram-na como “Voz Revelação do Fado”.

Conclui o Curso e, na “ressaca” da tarefa cumprida sabem-lhe bem umas “fadistices” para descontrair… A coisa foi ficando mais séria… até que a Gestora fica adiada e ganhou-se, finalmente, a Fadista de corpo inteiro!

Para além dos espectáculos que faz a solo, integrou em 2001 o grupo Entrevozes e, em 2004, o grupo Quatro Cantos. Ainda nesse ano Teresa Tapadas foi a convidada portuguesa para o CD La Copla y El Fado, acompanhada pela Orquestra Nacional da Moldávia. Foi um desafio arrojado a que não virou a cara e do qual se saiu bem, e lhe deu força para o passo seguinte na confirmação da sua carreira: Meu Grão de Paraíso, o seu primeiro CD a solo.

Os anos foram passando, Teresa juntou o Brasil, Espanha, Cabo Verde, Irlanda, Suíça e Canadá à lista dos países onde atuou. Participou na colectânea 200 Anos de Fado, voltou a pisar os palcos com uma orquestra, a Sinfónica Urdmuta (Rússia), em Badajoz e Huelva já em 2011, e, traço a traço, aplauso a aplauso, foi ganhando forma o seu segundo CD Traços de Fado. O CD foi editado em 2012 com diversas atuações em palcos nacionais e internacionais.

O seu trabalho discográfico seguinte traria a público a versão ao vivo da Teresa Tapadas, registada para CD no espectáculo realizado no Centro Cultural de Belém, no final de 2014.

Pedido de informação

Artista: Teresa Tapadas

Pedido de informação